quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O meu mundo está doente!

Pois é, ontem ligaram da escolhinha para o meu telefone para me dizerem que o meu cucas estava com dificuldade em respirar (estava com uma respiração ofegante). E como mãe galinha que sou pedi ao papá para o ir buscar e lá vim eu a voar para casa - obrigada tia I. pela companhia, assim voaei um bocadinho mais devagar! 
Depois lá fomos nós para o Hospital, para o cucas ser visto por um pediatra. Passámos pelo guiché para fazer a inscrição, e pediram que nos dirigíssemos para a sala de espera da pediatria. Pensando eu que ia ficar algum tempo à espera fui mudar-lhe a fraldinha e medir a temperatura, ainda mal lhe tinha tirado as calças já o estavam a chamar para a triagem. Expliquei que ele tem tido febre um/dois dias por semana, mas que desaparece de um momento para o outro, e como ele está com sete meses eu tenho associado essa febre (que tem sido na casa dos 37.8º/37.9º) aos dentitos, mas que hoje estava a fazer um grande ruido a respirar. A enfermeira, que foi uma querida lá foi perguntado se o cucas tem comido bem, se tem estado mais rabugento que o normal, mediu-lhe a febre (37º), pesou-o (8.460kg), referiu que o facto dele estar a chuchar era um bom sinal, porque segnificava que conseguia respirar pelo nariz, logo não estava muito congestionado. 
E lá fomos nós novamente para a sala de espera, e nem cinco minutos depois, estavamos a entrar no consultório para a pediatra o ver. Não foi visto pela pediatra que o acompanha, mas a Dr. E. foi muito simpática e explicou tudinho com imensa calma. Pediu que despisse o cucas para o observar. Explicou que o facto de se notar as costelinhas quando ele inspira, revela o esforço que ele faz para respirar, e referiu ainda que está com uma auscultação de bronqueolite. Perguntou se ele tem tido tosse, ao que ele respondeu tossindo (foi mesmo engrançado, ela agradeceu a simpatia). Com os ouvidinhos estava tudo bem. 
Diagnóstico: bronqueolite e a zona da laringe e da traqueia irritadas, ao que ela deu um nome qualquer coisa como "laringotraquiomaquite". Receitou Pulmicort (12h/12h) e Ventilan (6h/6h). 
Então, cá andamos nós a fazer aerosol, e mais aerosol, e mais e mais......
Agora é aguardar que façam efeito e o cucas comece a melhorar. Até lá o meu coração está do tamanho de uma ervilha.
  

1 comentário:

  1. Ó amiga! as melhoras para o meu sobrinho lindo! isso é uma chatice. A Laura tb já teve bronquiolite e tb a anda com muita tosse, vamos lá ver se nos safamos.
    beijocas grandes e as melhoras

    ResponderEliminar